Especiarias e Aromáticas
Do Campo à Cozinha
ISBN: 9789897232275 Autor(es): José Eduardo Mendes Ferrão; Chancela: Agrobook Nº Páginas: 412 Idioma: Português Data da Edição: 2017 Edição Atual: PVP Livro: 41.70 € PVP E-Book: 29.19 € |
|
Etiquetas: |
Sinopse
O interesse pelas especiarias e aromáticas tem aumentado muito significativamente nos últimos anos. Muitas informações têm sido obtidas de estudos diversificados que nalguns países estão a assumir quase prioridade, dada a riqueza reconhecida de plantas com potencialidades até ou principalmente nos domínios da farmácia e medicina, muitos estudos já permitiram obter informações complementares muito importantes, mas muitos outros ainda se encontram em curso. Um trabalho como o que se apresenta, considerando-se um avanço, é certo, será sempre incompleto e nem nele se pretendeu enveredar pelo complexo estudo da composição química onde nos últimos anos se têm feito consideráveis progressos. Para facilitar a consulta apresenta-se uma lista com os nomes conhecidos das especiarias referidas. Para esse efeito apoiamo-nos nos excelentes trabalhos de Pereira Coutinho e Fátima Rocha para os nomes usados em Portugal e nos de Pio Correia e de Lorenzi & Abreu Matos para os usados no Brasil e Uphof numa visa alargada a nível mundial.
Índice
JUSTIFICAÇÃO
1 O homem
e as plantas
2 As especiarias orientais
e os descobrimentos
portugueses
3 A situação alimentar em Portugal na primeira dinastia.
A necessidade aguça o engenho.
4 A conquista de Ceuta e seus reflexos imediatos
5 O que são «especiarias»
6 Principais
especiarias
mediterrânicas
7 Especiarias
africanas
8 Especiarias
orientais
9 Especiarias do Novo Mundo
10 Especiarias
Menores
11 Nomes em Português de algumas Especiarias referidas
12 Normalização Portuguesa das Especiarias
BIBLIOGRAFIA
Sobre o Autor
José Eduardo Mendes Ferrão. Professor catedrático jubilado de Agronomia Tropical (ISA-UTL) e da docência de pós-graduação da Universidade Católica Portuguesa. Foi Secretário de Estado da Agricultura, Presidente da Comissão Nacional da FAO, colaborador do IICT como Diretor do Departamento de Ciências Agrárias e do Centro de Estudos de Produção e Tecnologia Agrícolas. É membro honorário da Académie Royale des Sciences d’Outre-Mer (Bélgica) e Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. Integrou o Núcleo de Especialistas que efetuou o estudo sobre Oleaginosas do Ultramar Português. É autor de várias centenas de trabalhos de investigação, técnicos e de divulgação, publicados no país e no estrangeiro, nomeadamente na área das Ciências Agrárias Tropicais.