No dia 26 de fevereiro de 2019, no Salão Nobre do ISA – Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa, decorreu a sessão de apresentação da obra “Agrometeorologia – Aplicação da Meteorologia para Maximizar a Produção Agrícola“.
A obra, da autoria do Prof. José Paulo de Melo e Abreu, foi publicada pela Quântica Editora através da chancela Agrobook.
Esta sessão contou com a presença de oradores ilustres, como:
o Prof. António Guerreiro de Brito, Presidente do Instituto Superior de Agronomia, docente e investigador em Engenharia do Ambiente;
o Prof. Luís Santos Pereira, professor jubilado e emérito do Instituto Superior de Agronomia, docente e investigador de Relações Hídricas e Rega;
o Prof. Dionísio Gonçalves, ex-Presidente do Instituto Politécnico de Bragança, docente e investigador de Meteorologia e Agrometeorologia.
o Prof. António Castro Ribeiro, vice-presidente da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança, docente e investigador de Agrometeorologia;
o Eng. Agrónomo Kai Jusek, administrador da Agrosistema,
o Eng. António Malheiro, gestor editorial da Quântica Editora,
bem como o Prof. José Paulo de Melo e Abreu, professor do Instituto Superior de Agronomia, docente e investigador de Agrometeorologia.
Sobre a obra
A Agrometeorologia é a ciência interdisciplinar que identifica, descreve, explica e aplica as relações da meteorologia e climatologia com a agricultura, tendo como objetivo melhorar a quantidade e qualidade das produções vegetais e animais, preservando a sustentabilidade dos sistemas produtivos, através do aproveitamento do clima existente ou modificando-o. As matérias tratadas neste livro são importantes para muitos profissionais, além de técnicos agrícolas e agricultores, nomeadamente biólogos, arquitetos paisagistas, e engenheiros ambientais.
Sobre o autor
José Paulo de Melo e Abreu é professor do Instituto Superior de Agronomia (ISA), Universidade de Lisboa. Habilitado com licenciatura, doutoramento e agregação em Agronomia, coordenou e lecionou mais de uma dezena de disciplinas de todos os níveis de ensino, em Portugal e no Estrangeiro, com especial realce para a Agrometeorologia e a Modelação Agroambiental.
Foi durante mais de uma década o representante de Portugal na European Society for Agronomy. É o coordenador da linha temática “Oliveira e Azeite” do LEAF. Tem representado o ISA em numerosos grupos de trabalho e associações. Por exemplo, neste momento é o Coordinating Expert do Focus Group “Protecting fruit production from frost damage” da EIPAGRI, European Comission, UE. Desenvolveu grande parte da investigação na área da resposta das plantas ao ambiente físico, nomeadamente temperatura, radiação e stress hídrico. Ao longo dos anos tem publicado dezenas de artigos internacionais e alguns nacionais, e foi coautor de dois livros internacionais, que são referências mundiais nas áreas respetivas,
Publicou, também, numerosos capítulos de livros internacionais e nacionais, e alguns artigos de divulgação. É membro do Editorial Board do European Journal of Agronomy. Foi durante vários anos agrícolas Diretor Técnico de uma exploração agrícola de 1200 ha no Alto Alentejo, onde projetou e dirigiu a construção de todo o aparelho de produção, incluindo uma barragem com dimensões próximas dos limites autorizados aos Engenheiros Agrónomos. Fez cerca de uma dezena de estudos técnicos. Realizou missões profissionais em mais de uma dezena de países.
Sobre a Agrobook
A chancela Agrobook agrega a oferta de conteúdos nos domínios das ciências agrárias, indústria agroalimentar, bem-estar animal e desenvolvimento rural. Agricultura biológica, agricultura tropical, agroflorestal e silvicultura, agroindústria, viticultura e enologia, fertirrigação, hortofruticultura, rega hidráulica e hidrologia, mecanização agrícola, veterinária e zootecnia e agricultura de lazer são apenas alguns dos subtemas disponíveis nas nossas edições. Consulte aqui as obras disponíveis.
Prosseguindo uma atividade editorial que conta com mais de trinta anos de experiência no desenvolvimento de conteúdos técnicos, sendo que tem na sua carteira de autores conceituados especialistas das ciências agrárias e da área agroalimentar, que nos permitem atingir um elevado nível de notoriedade junto do meio académico e dos mundos rural e industrial.