×

Fica a par de todas as novidades!

Noções de Gestão Estratégica

13,41 

ISBN: 9789899101784
Autor(es): Eduardo Sá Silva
Chancela: Gestbook
Nº Páginas: 105
Idioma: Português
Data de Edição: 2023
Edição Atual: 1.ª

Preview

Esta obra tem como objetivo apresentar uma panorâmica do processo de gestão es­tratégica, com especial enfâse à análise e formulação estratégicas. Não pretendendo constituir uma obra tipicamente académica, nem aprofundar os assuntos de forma exaustiva, propõe evidenciar as principais noções e indicar os principais contributos de vários autores, numa disciplina que vem assumindo uma importância crescente quer nos cursos de Gestão, quer na vida profissional de muitos gestores.
Contrariando a ideia de qualidades inatas de gestão, mostra o valor teórico do estudo dos princípios da gestão, que são universais e aplicam-se a qualquer tipo de organiza­ção.Destina-se, por isso, ao vasto público de empresários, gestores, atuais e futuros, e a todos aqueles que se interessam pela temática, independentemente da formação de base (economia, engenharia, direito ou outra).

NOTA DE APRESENTAÇÃO

CAPÍTULO 1. A evolução da gestão estratégica

CAPÍTULO 2. A questão da gestão estratégica

CAPÍTULO 3. Análise estratégica

CAPÍTULO 4. Análise do contexto
4.1. Envolvente contextual (macro)
4.2. Envolvente transacional (micro)
4.3. Clientes
4.4. Concorrentes

CAPÍTULO 5. A atratividade da indústria
5.1. Potencial de novas entradas
5.2. Pressão dos produtos substitutos
5.3. Poder negocial dos fornecedores
5.4. Poder negocial dos clientes
5.5. Rivalidade competitiva

CAPÍTULO 6. Cadeia de valor

CAPÍTULO 7. Análise SWOT

CAPÍTULO 8. A formulação da estratégia
8.1. Estratégia de estabilidade
8.2. Estratégia de crescimento
8.3. Estratégia de retração e reviravolta

CAPÍTULO 9. O contributo de Ansoff

CAPÍTULO 10. Ciclo de vida de um produto
10.1. Introdução
10.2. Crescimento
10.3. Maturidade
10.4. Declínio

CAPÍTULO 11. Abordagens instrumentais na escolha de carteira
11.1. Matriz BCG (Boston Consulting Group)
11.2. Matriz ADL (Arthur D. Little)
11.3. Matriz McKinsey

CAPÍTULO 12. Estratégias competitivas – Michael Porter
12.1. Liderança em ou pelos custos
12.2. Liderança pela diferenciação
12.3. Liderança pelo foco ou nicho de mercado

CAPÍTULO 13. Implementação da estratégia

CAPÍTULO 14. Avaliação e controlo (e possível )

CAPÍTULO 15. Os tempos atuais

LISTA DE FIGURAS
LISTA DE TABELAS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Eduardo Sá Silva
Licenciado e mestre pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Doutor em Ciências Empresariais pela Universidade da Corunha – Espanha. Docente do ensino superior. Orientador de teses de mestrado e doutoramento nas áreas da Gestão Financeira e Contabilidade. Autor de diversas obras e artigos nestas áreas.

TOP