Esta obra tem como objetivo apresentar uma panorâmica do processo de gestão estratégica, com especial enfâse à análise e formulação estratégicas. Não pretendendo constituir uma obra tipicamente académica, nem aprofundar os assuntos de forma exaustiva, propõe evidenciar as principais noções e indicar os principais contributos de vários autores, numa disciplina que vem assumindo uma importância crescente quer nos cursos de Gestão, quer na vida profissional de muitos gestores.
Contrariando a ideia de qualidades inatas de gestão, mostra o valor teórico do estudo dos princípios da gestão, que são universais e aplicam-se a qualquer tipo de organização.Destina-se, por isso, ao vasto público de empresários, gestores, atuais e futuros, e a todos aqueles que se interessam pela temática, independentemente da formação de base (economia, engenharia, direito ou outra).
NOTA DE APRESENTAÇÃO
CAPÍTULO 1. A evolução da gestão estratégica
CAPÍTULO 2. A questão da gestão estratégica
CAPÍTULO 3. Análise estratégica
CAPÍTULO 4. Análise do contexto
4.1. Envolvente contextual (macro)
4.2. Envolvente transacional (micro)
4.3. Clientes
4.4. Concorrentes
CAPÍTULO 5. A atratividade da indústria
5.1. Potencial de novas entradas
5.2. Pressão dos produtos substitutos
5.3. Poder negocial dos fornecedores
5.4. Poder negocial dos clientes
5.5. Rivalidade competitiva
CAPÍTULO 6. Cadeia de valor
CAPÍTULO 7. Análise SWOT
CAPÍTULO 8. A formulação da estratégia
8.1. Estratégia de estabilidade
8.2. Estratégia de crescimento
8.3. Estratégia de retração e reviravolta
CAPÍTULO 9. O contributo de Ansoff
CAPÍTULO 10. Ciclo de vida de um produto
10.1. Introdução
10.2. Crescimento
10.3. Maturidade
10.4. Declínio
CAPÍTULO 11. Abordagens instrumentais na escolha de carteira
11.1. Matriz BCG (Boston Consulting Group)
11.2. Matriz ADL (Arthur D. Little)
11.3. Matriz McKinsey
CAPÍTULO 12. Estratégias competitivas – Michael Porter
12.1. Liderança em ou pelos custos
12.2. Liderança pela diferenciação
12.3. Liderança pelo foco ou nicho de mercado
CAPÍTULO 13. Implementação da estratégia
CAPÍTULO 14. Avaliação e controlo (e possível )
CAPÍTULO 15. Os tempos atuais
LISTA DE FIGURAS
LISTA DE TABELAS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Eduardo Sá Silva
Licenciado e mestre pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Doutor em Ciências Empresariais pela Universidade da Corunha – Espanha. Docente do ensino superior. Orientador de teses de mestrado e doutoramento nas áreas da Gestão Financeira e Contabilidade. Autor de diversas obras e artigos nestas áreas.