Esta obra, enquadrada na Coleção APTN, é um contributo para o conhecimento geral da natação, compondo-se de treze capítulos especializados, criados por 39 autores de referência, a maioria ligado a instituições de ensino superior de Portugal, Espanha e Brasil. Editada pelos professores Ricardo J. Fernandes, Mário J. Costa e Aldo Matos da Costa, detentores de responsabilidades ao nível nacional e internacional no âmbito da natação de formação e treino desportivo, desenvolve nos textos apresentados reflexões pedagógicas do ensino-aprendizagem da natação, propostas metodológicas orientadas o ensino e aperfeiçoamento das quatro técnicas convencionais de nado e contributos metodológicos no âmbito do treino orientado para a otimização do nado desportivo.
Destinada a treinadores, membros de equipas técnicas, monitores de natação, professores de Educação Física, estudantes de cursos de Desporto, e praticantes de atividades aquáticas, tem como objetivo disponibilizar revisões atualizadas e novas perspetivas metodológicas de ensino e treino, para fazer evoluir a natação e orientar a conduta e visão do profissional e praticante de natação.
Sobre a coleção
É missão da APTN – Associação Portuguesa de Técnicos de Natação promover a disseminação de normas de boas-práticas e da investigação científica aplicadas à natação nas suas diferentes vertentes, às atividades aquáticas nos vários âmbitos de atuação e à gestão desportiva aplicada às atividades aquáticas.
Esta coleção surge neste âmbito, promovendo a aproximação entre a comunidade académica (pelo ato da produção de conhecimento) e a comunidade técnica (no ato de aplicar e formar o produto final, neste caso o aluno ou atleta), reconhecendo que, se o conhecimento cientifico é transformador de realidades, também ele se transforma e evolui, pelo que esta coleção pretende promover a atualização respetiva, disponibilizando obras em língua portuguesa que suportem a atividade dos técnicos de natação.