Sistemas Eléctricos Trifásicos
a Média, Alta e Muito Alta Tensão
ISBN: 9789728953508 Autor(es): Manuel dos Santos Delgado; Chancela: Engebook Nº Páginas: 416 Idioma: Português Data da Edição: 2010 Edição Atual: 1ª PVP Livro: 38.00 € PVP E-Book: 26.60 € Publindústria Formato: 240mm x 170mm; brochado |
|
Etiquetas: Eletrotecnia; Engenharia; Produção, Transporte e Distribuição de Energia; |
Sinopse
Este livro é consagrado ao exame de Problemas de Exploração dos Sistemas Eléctricos Trifásicos, em particular das Redes de Transporte e de Interligação a Alta e a Muito Alta Tensão e das Redes de Distribuição a Média Tensão.
Ao longo dos seus 19 capítulos são examinados alguns dados básicos utilizados em aplicações nas redes eléctricas: as leis de base e os teoremas dos circuitos eléctricos, o estabelecimento e a evolução das correntes de curto-circuitos ou um método de cálculo dos regimes de curto-circuitos desequilibrados (com realce para a influência de uma corrente de carga preexistente ou para a de uma resistência de defeito). Não foram esquecidos aspectos como a classificação das redes eléctricas (nomeadamente no aspecto funcional), os regimes de neutro, a sincronização de disjuntores nas redes, as sobretensões transitórias nas redes, o fenómeno da ferroressonância ou mesmo as particularidades de “trabalhos em tensão”.
O autor trata ainda tópicos como os transformadores de potência (particularmente as propriedades dos grupos de ligação), o exame da utilização dos transformadores de medida (com destaque para as diferenças e implicações de núcleos saturáveis e linearizados e dos transformadores de medida de tipo Faraday e de tipo Pockels), a aplicação de transformadores desfasadores num mercado de energia liberalizado, bem como a religação automática nas redes (tanto a que é associada às protecções como a que é relativa à reconstrução da rede após colapso de tensão). Entre os temas abordados não poderiam também faltar matérias como a teleprotecção, a produção descentralizada da electricidade e ainda o factor Qualidade da Electricidade.
A obra termina com vários apêndices contendo diversos exercícios resolvidos que se revestem de grande interesse para os leitores.
Índice
Prefácio
Preâmbulo
Apresentação resumida
Agradecimentos
Introdução
1. Noções e dados básicos utilizados em aplicações práticas nas redes eléctricas
2. Estudo das correntes de curto-circuitos em sistemas trifásicos
3. Caracterização de uma rede trifásica
4. Considerações gerais sobre a constituição das redes eléctricas
5. Características funcionais das diferentes redes
6. Estudo dos regimes de neutro
7. Ligação manual de disjuntores e controlo de sincronismo nas redes
8. Considerações sobre a tensão da rede de distribuição em funcionamento normal
9. Estudo das sobretensões nas redes eléctricas
10. Protecção contra a ferroressonância nas subestações
11. Trabalhos em tensão
12. Transformadores de potência
13. Transformadores de medida
14. Aplicação prática na rede de transformadores de potência desfasadores
15. Religação automática associada às protecções nas redes a média, a alta e a muito alta tensão
16. Problema de reconstituição da rede após colapso de tensão
17. Sistemas de teleprotecção
18. Produção eléctrica descentralizada
19. Qualidade da electricidade
Bibliografia
Apêndice 1
Apêndice 2
Apêndice 3
Apêndice 4
Apêndice 5
Apêndice 6
Apêndice 7
Apêndice 8
Apêndice 9
Sobre o Autor
Manuel Delgado começou os estudos de engenharia electrotécnica na Faculdade de Ciências da Universidade Clássica de Lisboa, tendo feito o 4.º ano no Instituto Superior Técnico antes de ingressar na Faculté des Sciences Appliquées de l’ Université de Leuven (Lovaina) – Bélgica, onde obteve o diploma d’Ingénieur Civil Électricien (Engenheiro Electrotécnico, correntes fortes). O seu trabalho de fim de curso tem por título “Critères de Choix de Matériaux Thermoélectriques”.
Após o curso, o autor integrou o maior Gabinete de Estudos de Construções Eléctricas da Bélgica, TRACTBEL Energy Engineering (Grupo Suez), onde exerceu a sua profissão durante três décadas, tendo terminado a sua carreira como Chefe de Serviço Principal do Departamento de Redes e Serviços Energéticos daquele gabinete de estudos. Participou, como responsável para a parte eléctrica, no projecto do Túnel sob o Canal da Mancha e no estudo para a definição do “Plano de Protecção da Rede Belga a 380 kV”. Fez várias publicações, entre as quais se destaca o artigo apresentado, com dois outros colegas, na sessão de 1990 da CIGRE em Paris, intitulado “Protection d’ une Ligne à 380 kV avec Deux Ternes et Trois Extrémités Employant des Équipements Utilisant des Ondes Hertziennes Numériques comme Support de Transmission”.
Preparou, para utilização exclusiva da sua ex-empresa, um trabalho destinado à formação dos jovens engenheiros da empresa, intitulado “Protections et Systèmes de Protection des Réseaux Électriques à Moyenne, à Haute et à Très Haute Tension”.
É membro da Société Royale Belge des Électriciens e membro da Ordem dos Engenheiros portugueses.