Reflexão Estratégica para o Design em Portugal
Sistematização do pensamento produzido internacionalmente sobre os contornos da investigação na área do Design
ISBN: 9789899017917 Autor(es): Maria João Félix; Chancela: Artbook Nº Páginas: 654 Idioma: Português Data da Edição: 2023 Edição Atual: 1.ª PVP Livro: 43,90 € PVP E-Book: 30,73 € Formato: 240 mm x 170 mm; brochado |
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Etiquetas: Arquitetura e Design; Design; Outros; |
Sinopse
A presente obra resulta de um trabalho desenvolvido ao longo de vários anos sobre a realidade portuguesa, enquadrada pelo panorama internacional, e permite-nos uma leitura sincrónica e diacrónica reflexiva sobre a Investigação na área do Design em Portugal. Apresenta a importância do desenvolvimento de uma cultura de investigação em Design, aborda a teorização de suporte a uma investigação em Design, delineia um contorno histórico relativo à área disciplinar do Design em Portugal, apresenta os principais momentos e ‘atores’ do ensino e das Instituições do Design em Portugal, que se revelaram fundamentais e precursoras para a reivindicação do ensino do Design a nível universitário, numa assunção como disciplina autónoma, e aborda a questão da Investigação em Design, e dos Centros de Investigação e sua relação com os Doutoramentos em Design, como um momento marcante no percurso do Design em Portugal, o reconhecimento da importância fundamental de se instituir uma cultura e uma prática de investigação em Design no nosso País, que conduziu à criação da formação pós-graduada na área em Portugal.
Índice
AGRADECIMENTOS
PREFÁCIO
EPÍGRAFE
ENQUADRAMENTO TEMÁTICO
PARTE 1
1. CONTORNOS DA INVESTIGAÇÃO EM DESIGN
1.1. Introdução
1.2. Construção teórica da investigação em design. Sistematização do pensamento produzido internacionalmente
1.3. Eclodir da importância do design como catalisador do desenvolvimento e progresso das sociedades
1.4. O pós-guerra americano, um conceito de design que reunia várias particularidades observadas nas tendências anteriores
1.5. Introdução de novas disciplinas científicas no currículo dos estudos de design
1.6. A primeira e a segunda gerações dos métodos do design. Desafios, métodos e resultados mais pertinentes
1.7. Desenvolvimento histórico do conhecimento para a ciência do design
1.8. Síntese
2. CONTORNO HISTÓRICO DA ÁREA DISCIPLINAR DO DESIGN EM PORTUGAL
2.1. Introdução
2.2. Antecedentes históricos: contributos determinantes para a construção da investigação em design, em Portugal
2.3. Século XX a procura de novos caminhos para o design: afirmação, influências e novos hábitos
2.4. Os anos 30 e 40, o estado novo, a afirmação da indústria e modernização do país
2.5. Os anos 50 e a reivindicação do projeto global. Passagem do fazer artístico para o exercício projetual do design
2.6. Os anos 60 e a consciência do papel do design e do designer na sociedade. Surgimento dos primeiros textos que referenciavam os problemas do design
2.7. Os anos 70 e as exposições de design português. Consolidação da atividade e a criação dos cursos de design a nível oficial e superior
2.8. Os anos 80 e 90, a transformação e a atualização da sociedade e a crescente procura de uma racionalização produtiva
2.9. Síntese
3. O ENSINO E AS INSTITUIÇÕES DO DESIGN EM PORTUGAL
3.1. Introdução
3.2. As influências para o ensino do design em Portugal
3.3. As primeiras experiências do ensino do design nas escolas de artes aplicadas à indústria
3.4. Formas de afirmação do ensino do design nas décadas de 60 e 70. As experiências no campo da educação não oficial
3.5. O design como disciplina autónoma nas escolas superiores de belas-artes. A reforma de 1975-78 e o reconhecimento do ensino oficial
3.6. As décadas de 80 e 90 o reconhecimento da diversidade e a progressiva divulgação do design
3.7. Síntese
4. A INVESTIGAÇÃO EM DESIGN E SUA RELAÇÃO COM OS DOUTORAMENTOS EM DESIGN
4.1. Introdução
4.2. Panorama internacional dos programas de doutoramento em design
4.3. Programa do doutoramento em design industrial do politécnico de Milão – análise de um caso de estudo
4.4. Doutoramentos baseados na prática (practice-based)
4.5. Programas de doutoramento em Portugal
4.6. Classificação nacional de áreas de educação e formação
4.6.1. Classificação de domínios científicos e tecnológicos, 2007 (FOS)
4.6.2. Glossário europeu da educação (Eurydice)
4.6.3. Aplicação da Classificação Nacional de Áreas de Educação e Formação (CNAEF)
4.6.4. Classificação Internacional do Tipo de Educação (CITE – UNESCO)
4.7. Áreas de educação e formação em design da Direção Geral do Ensino Superior (DGES)
4.8. Análise da classificação nacional de áreas de educação e formação na área do design
4.8.1. Síntese relativa às áreas de educação e formação em design
4.9. Programas doutorais na área do design em Portugal
4.9.1. Programa doutoral da Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa (FAUTL)
4.9.1.1. Plano de estudos do curso de doutoramento em design da FAUTL em 2013
4.9.1.2. Sumário da entrevista ao responsável pelo programa doutoral do curso de doutoramento em design da FAUTL em 2013
4.9.2. Programa doutoral da Universidade de Aveiro (UA) em parceria com a Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto (FBAUP) em 2013
4.9.2.1. Plano de estudos do curso de doutoramento em design da UA + FBAUP em 2013
4.9.2.2. Análise das entrevistas aos responsáveis pelo programa doutoral do curso de doutoramento em design da UA + FBAUP em 2013
4.9.3. Programa doutoral em belas-artes, especialidade design, da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL) em 2013
4.9.3.1. Plano de estudos do curso de doutoramento em Belas-Artes da FBAUL em 2013
4.9.3.2. Análise da entrevista ao responsável pelo programa doutoral do curso de doutoramento em Belas-Artes, especialidade design de equipamento em 2013
4.9.4. Programa doutoral em design da Universidade Lusíada (UL) em 2013
4.9.4.1. Análise da entrevista ao responsável pelo programa doutoral do curso de doutoramento em design da Universidade Lusíada (UL) em 2013
4.9.5. Programa doutoral em design do Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing (IADE) em 2013
4.9.5.1. Análise da entrevista ao responsável pelo programa doutoral do curso de doutoramento em design do Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing (IADE) em 2013
4.9.6. Resumos das entrevistas aos responsáveis por programas doutorais em design, em Portugal em 2013
4.10. Resultados dos processos de acreditação dos cursos de doutoramento, pela agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)
4.10.1. Resultados dos processos de acreditação de novos ciclos de estudos de doutoramentos em design em 2013
4.10.1.1. Resultado do processo de acreditação do novo ciclo de estudo em design da Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto
4.10.1.2. Resultado do processo de acreditação do novo ciclo de estudo em design da Universidade de Aveiro em 2013
4.10.1.3. Resultado do processo de acreditação do novo ciclo de estudos em design do Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing em 2013
4.10.2. Resultados dos processos de acreditação de ciclos de estudos de doutoramentos em design em funcionamento em 2013
4.10.3. Resultados dos processos de acreditação do ciclo de estudos de doutoramento em Belas-Artes, especialidade design, em funcionamento em 2013
4.11. Base de dados – Doutoramentos em design realizados em Portugal até final de 2012
4.11.1. Domínio científico das artes
4.11.2. Grelhas de análise e fichas de registo de cada tese de doutoramento
4.11.3. Exemplo de uma grelha de análise através da ficha de registo de uma tese de doutoramento
4.11.4. Considerações sobre a ficha de registo
4.12. Análise das teses de doutoramento em design realizadas até ao final de 2012, em Portugal
4.12.1. Teses de doutoramento em Belas-Artes, especialidade em design, realizadas até ao final de 2012, na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
4.12.2. Teses de doutoramento em design realizadas até ao final de 2012, na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa
4.12.3. Teses de doutoramento em design realizadas até ao final de 2012, na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto
4.12.4. Teses de doutoramento em design realizadas até ao final de 2012, na Universidade de Aveiro
4.12.5. Teses de doutoramento em design realizadas até ao final de 2012, na Universidade Lusíada
4.13. As áreas de maior influência nas teses de doutoramento em design, realizadas até ao final de 2012, em universidades portuguesas
4.14. Teses de doutoramento em design realizadas até ao final de 2012, em universidades portuguesas, sem programas doutorais em design e no estrangeiro
4.15. Novo programa de doutoramento em design da UP-ID+-UA-UPTEC
4.16. Síntese
5. UNIDADES DE INVESTIGAÇÃO EM DESIGN EM PORTUGAL
5.1. Introdução
5.2. Unidades de I&D creditadas pela FCT – Área científica de estudos artísticos
5.3. Centro de investigação e de estudos em Belas-Artes (CIEBA) – Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa em 2013
5.4. Centro de Investigação em Arquitetura Urbanismo e Design (CIAUD) – Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa em 2013
5.5. Centro de Investigação em Território, Arquitetura e Design (CITAD) – Universidade Lusíada em 2013
5.6. Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (Id+) – Universidade de Aveiro em 2013
5.7. Unidade de Investigação em Design e Comunicação (UNIDCOM) – Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing em 2013
5.8. Síntese
6. CONCLUSÕES
PARTE 2
APÊNDICES
AP.1. Entrevista ao responsável do programa doutoral em Design da FAUTL em 2013
AP.2. Entrevista ao responsável do programa doutoral em Design da UA em 2013
AP.3. Entrevista ao responsável pelo programa doutoral em Design da UA em 2013
AP.4. Entrevista ao responsável pelo programa doutoral em Design da FBAUP em 2013
AP.5. Entrevista ao responsável pelo programa doutoral em Belas-Artes, especialidade Design de equipamento, da FBAUL
AP.6. Entrevista ao responsável pelo programa doutoral em Belas-Artes, especialidade Design de comunição, da FBAUL em 2013
AP.7. Entrevista ao responsável pelo programa doutoral em Design, da UL em 2013
AP.8. Entrevista ao responsável pelo programa doutoral em Design, do IADE em 2013
AP.9. Exemplo de uma grelha de análise através da ficha de registo de uma tese de doutoramento
AP.10. Teses de doutoramento em Belas-Artes, especialidade Design, realizadas na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa até ao final de 2012
AP.11. Teses de doutoramento em Design realizadas na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa até ao final de 2012
AP.12. Teses de doutoramento em Design realizadas na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto até ao final de 2012
AP.13. Teses de doutoramento em Design realizadas na Universidade de Aveiro até ao final de 2012
AP.14. Teses de doutoramento em Design realizadas na Universidade Lusíada até ao final de 2012
AP.15. Entrevista ao responsável da secção de design do centro de investigação CIEBA em 2013
AP.16. Entrevista ao responsável de centros de investigação em design CIAUD em 2013
AP.17. Entrevista ao responsável de centros de investigação em design ID+ − UA em 2013
AP.18. Entrevista ao responsável de centros de investigação em design ID+ – FBAUP em 2013
AP.19. Entrevista ao coordenador da linha de investigação em cultura material e ciências do design, UNIDCOM em 2013
ANEXOS
AN.1. Plano de estudos do curso de doutoramento em design da FAUTL em 2013
AN.2. Plano de estudos do curso de doutoramento em design da UA + FBAUP em 2013
AN.3. Plano de estudos do curso de doutoramento da FBAUL em 2013
AN.4. Plano de estudos do curso de doutoramento da UL em 2013
AN.5. Plano de estudos do curso de doutoramento do IADE em 2013
AN.6. Relatório preliminar da CAE
AN.7. Relatório preliminar da CAE
AN.8. Relatório preliminar da CAE
AN.9. Domínio científico das artes
AN.10. Domínio científico das artes-resultado
AN.11. Domínio científico das artes – ramo em design
AN.12. Domínio científico, artes – ramo em design – resultado
AN.13. Domínio científico, artes – especialidade em design
AN.14. Domínio científico, artes e especialidade em design – resultado
AN.15. Domínio científico, artes – título da tese em design
AN.16. Domínio científico, artes – título da tese em design – resultado
AN.17. Domínio científico, não estabelecido – ramo e especialidade em design
AN.18. Domínio científico, não estabelecido – ramo em design
AN.19. Domínio científico, não estabelecido – especialidade em design
AN.20. Domínio científico, não estabelecido – título em design
AN.21. Exemplo de uma tese de domínio científico, artes e ramo design
AN.22. Unidades de I&D da FCT | área científica de estudos artísticos
AN.23. Unidades de I&D da FCT | ficha de registo | área científica de estudos artísticos | resultados da avaliação 2007
AN.24. Unidades de I&D da FCT | ficha de registo | área científica de estudos artísticos | resultados da avaliação 2007
AN.25. Unidades de I&D da FCT | ficha de registo | área científica de estudos artísticos | resultados da avaliação 2007
AN.26. Unidades de I&D da FCT | Ficha de registo | Área científica de estudos artísticos | resultados da avaliação 2007
AN.27. Unidades de I&D da FCT | ficha de registo | área científica de estudos artísticos | resultados da avaliação 2007
ACRÓNIMOS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BIBLIOGRAFIA GERAL
ÍNDICE DE FIGURAS
ÍNDICE DE TABELAS
Sobre o Autor
Maria João Lopes Guerreiro Félix é Professora do Ensino Superior, Investigadora do CIAUD – Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design, da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa | FAUL. Doutorada em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa | FAUL, Especialista em Design, pelo Decreto-Lei nº. 206/2009, título atribuído pelo Instituto Politécnico do Porto | ESMAD, Mestre em Design Industrial pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto | FEUP e Licenciada em Design (especialidade em Equipamento) pela Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos | ESAD. Presentemente é Diretora do Mestrado em Design e Desenvolvimento do Produto, da Escola Superior de Design do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave | IPCA. Membro de Comissões Científicas de Conferências Internacionais, participa na orientação e arbitragem de trabalhos e projetos de investigação e lecionação de Unidades Curriculares de 1º, 2º e 3º ciclo.
É autora e revisora de publicações científicas de acreditadas revistas internacionais, organizando também eventos científicos na área do Design Industrial, e tendo como designer desenvolvido um conjunto de trabalhos, que foram comercializados e divulgados em feiras e certames.