×

Fica a par de todas as novidades!

Terça-feira, 13 Maio 2025
(+351) 220 939 053 | geral@quanticaeditora.pt | Contacto
  • Newsletter
  • Iniciar sessão

Quântica EditoraQuântica Editora

  • Loja Online
  • Notícias
  • Chancelas
  • Catálogo
  • Autores
  • Edição
  • Distribuição
  • Sobre
  • Iniciar sessão
Seja
Nosso
Autor
  • Carrinho
    Carrinho vazio.

Pluralidade de Conceções no Treino de Futebol

by Teresa Garrido / Quarta-feira, 28 Fevereiro 2024 / Published in

Pluralidade de Conceções no Treino de Futebol

Teoria, investigação e prática


ISBN: 9789899177291
Autor(es): Paulo Pereira; Fernando Santos;
Chancela: Sportbook
Nº Páginas: 126
Idioma: Português
Data da Edição: 2024
Edição Atual: 1.ª
PVP Livro: 18,40 €
PVP E-Book: 12,88 €
Formato: 240 mm x 170 mm; brochado

Preview

Comprar

Etiquetas:
Desporto; Desportos Coletivos;

Sinopse

Este livro apresenta-se como um recurso didático para que se possa (re)pensar o treino de futebol em múltiplos contextos. As perspetivas dos autores, sob pressupostos distintos e cunhos diferenciados, permitem um olhar abrangente e fundamentado sobre o treino de futebol, a periodização, o planeamento e a programação. Considerando que, em muitos casos, apenas se considera a existência de uma ontologia, este livro pode servir para que o leitor esteja predisposto para a pluralidade ontológica necessária por forma a que se entenda um fenómeno como o Futebol de forma concertada. A prevalência de violência ontológica e, também, epistemológica, no estudo sobre e do futebol tem, sem dúvida, colocado entraves à mudança e existência de novas abordagens que contrariem modismos, validações conceptuais desadequadas e nichos ideológicos de radicalismo evidente. O objetivo é que o leitor possa encontrar neste livro oportunidades para o pensamento divergente e para equacionar novas práticas, respeitando as ontologias e epistemologias em causa.

Índice

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

1. A FISIOLOGIA COMO PONTO DE PARTIDA
1.1. Exigências fisiológicas no futebol: implicações para a periodização
Duarte Neto e Miguel França
1.1.1. Exigências fisiológicas do jogo de futebol
1.1.2. Avaliação da aptidão física em jogadores de futebol
1.1.3. Protocolos de testes de avaliação da aptidão física em jogadores de futebol
1.1.3.1. YoYo Intermitent Recovery Test
1.1.3.2. 30-15 Intermittent Fitness Test (30-15 IFT)
1.1.3.3. Single Leg Hip Bridge (SLHB)
1.1.3.4. Força Máxima (RM)
1.1.3.5. Change of Direction (COD) – 505 COD Test
1.1.3.6. Salto Vertical com Contramovimento – Countermovement Jump (CMJ)
1.1.3.7. Gestão da “carga” no futebol
1.1.3.8. Carga externa
1.1.3.9. Carga interna
Referências

2. PERSPETIVAS CENTRADAS NA RECONFIGURAÇÃO DA VISÃO TRADICIONAL DE PERIODIZAÇÃO: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE TREINADORES
2.1. Conceptualização do treino e do jogo: como podemos entendê-los?
Sérgio Ferreira
2.1.1. O jogo pré-existe à ideia que se tem dele
2.1.2. Partir sempre do que somos para o que queremos ser
2.1.3. O Morfociclo
2.1.4. Pontos de síntese
2.2. Da conceção à operacionalização do morfociclo
Luís Pinto
2.2.1. Criar uma intenção
2.2.1.1. Vantagem qualitativa
2.2.1.2. Vantagem sinérgica
2.2.1.3. Vantagem espacial
2.2.2. Ideia, preparação e operacionalização do treino
2.2.2.1. Ideia
2.2.2.2. Organização ofensiva
2.2.2.3. Transição defensiva
2.2.2.4. Organização defensiva
2.2.2.5. Transição ofensiva
2.2.3. Propostas de operacionalização
2.2.4. Preparação para um jogo
2.2.5. Operacionalização
2.2.6. Conclusão
Referências

3. UMA PERSPETIVA CENTRADA NA CONCEÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO DO MODELO DE JOGO: DA INVESTIGAÇÃO À PRÁTICA
3.1. Construção do Modelo de Jogo: Do Plano à Implementação
Diogo Coutinho, Bruno Gonçalves, Sara Santos, Gil Couto, Victor Maçãs & Bruno Travassos
3.1.1. Construção e implementação do modelo de jogo: da teoria à prática
3.1.2. Fatores que afetam a construção do modelo de jogo
3.1.3. Construção do modelo de jogo – exemplo prático
3.1.4. Tomada de decisão: o papel do meio-ambiente
3.1.5. Constrangimentos e a manipulação de tarefas
3.1.6. O microciclo de treino e a periodização dos conteúdos
3.1.7. Conclusão
Referências

CONSIDERAÇÕES FINAIS
ÍNDICE DE FIGURAS E TABELAS

Sobre o Autor

Fernando Santos
Professor adjunto na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, bem como coordenador do curso de Licenciatura em Desporto e da Unidade Técnico-Científica de Desporto. Adicionalmente, é responsável pela unidade curricular de Futebol do curso de Licenciatura em Desporto na mesma instituição e investigador integrado no Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED).

Paulo Pereira
Professor coordenador na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, bem como Presidente do Instituto Politécnico do Porto. É investigador integrado no Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED).

Seja nosso autor

Preencha o formulário seguinte e submeta-nos o seu projeto editorial, para que possamos entrar em contacto e considerar a sua proposta da melhor forma possível.

    Nome(s) do(s) Autor(es)*

    Telefone:

    Email:

    Localidade:

    Título Provisório:

    Subtítulo Provisório:

    Área Temática:

    Breve apresentação e outros comentários:

    Se possível, envie excertos significativos da obra ou outros documentos em anexo:

    Sobre Nós

    Quem Somos

    Identidade Gráfica

    Catálogo (PDF)

    Envio de Propostas

    FAQs

    Sobre o Site

    Termos e Condições

    Política Privacidade

    Livro de Reclamações

    Mapa do Site

    Login

    Ligações

    Contacto

    Praça da Corujeira, 30
    4300-144 Porto, Portugal
    geral@quanticaeditora.pt
    (+351) 220 939 053
    Decreto-Lei nº 59/2021: custo de chamada para a rede fixa / móvel nacional de acordo com o seu tarifário em vigor.

    Siga-nos

    Engebook - conteúdos de engenharia

    @2025 - Quântica Editora. Todos os direitos reservados.

    Website desenvolvido por Renato Sousa

     

    TOP