×

Fica a par de todas as novidades!

Sexta-feira, 16 Maio 2025
(+351) 220 939 053 | geral@quanticaeditora.pt | Contacto
  • Newsletter
  • Iniciar sessão

Quântica EditoraQuântica Editora

  • Loja Online
  • Notícias
  • Chancelas
  • Catálogo
  • Autores
  • Edição
  • Distribuição
  • Sobre
  • Iniciar sessão
Seja
Nosso
Autor
  • Carrinho
    Carrinho vazio.

Motores de Combustão Interna – 5ª Edição

by Renato Sousa / Segunda-feira, 03 Setembro 2018 / Published in

Motores de Combustão Interna

5ª Edição


Motores de Combustão Interna 5ª Edição 9789897231902 ISBN: 9789897231902
Autor(es): Jorge José Gomes Martins;
Chancela: Engebook
Nº Páginas: 528
Idioma: Português
Data da Edição: 2016
Edição Atual: 5ª
PVP Livro: ESGOTADO

Comprar

Etiquetas:
Engenharia; Mecânica Auto; Mecânica Auto;

Sinopse

A obra “Motores de Combustão Interna” tem-se revelado, ao longos dos anos, um livro de referência para mecânicos, engenheiros ou aficionados por automóveis e a presente edição apresenta melhorias relativamente às anteriores. Dado que a grande maioria dos motores atuais usa o turbo-compressor, decidiu-se que seria importante dedicar mais espaço a este importante dispositivo, tal como à injeção direta a gasolina, pela mesma razão. Foram feitas também atualizações de dados e características por toda a obra, nomeadamente aos motores de competição que recentemente tiveram melhorias impressionantes, nomeadamente os de F1 ao nível do seu rendimento, sendo agora dos motores mais eficientes que alguma vez existiram, mas também se explicacomo os motores mais potentes (dos dragsters) conseguem chegar a essas potências inacreditáveis. A parte relativa à emissão de poluentes foi também atualizada, como foi a descrição relativa aos testes de emissões, nomeadamente os relativos a testes em comportamento real de estrada. Novos tipos ignição estão a ser desenvolvidos, com promessas de enormes melhorias em termos de eficiência. Espera-se que a introdução destes novos temas e o melhoramento dos restantes adaptem da melhor forma este livro aos interesses dos leitores.

Índice

Índice
Prefácio
Agradecimentos
Prefácio à 4a edição
Índice Glossário de símbolos e termos

Capítulo 1. Motores – classificação e princípios de funcionamento
1.1. Introdução 1.2. Noção de máquina térmica
1.3. Princípio de funcionamento de um motor
1.4. Motor de ignição comandada
1.5. Motor de ignição por compressão (diesel)
1.6. Diagrama de distribuição
1.7. Motor a 2 tempos
1.8. Motor rotativo wankel

Capítulo 2. História das máquinas térmicas
2.1. Primórdios
2.2. Evolução do motor clássico

Capítulo 3. Análise teórica de ciclos
3.1. Rendimento dos ciclos teóricos
3.2. Ciclo teórico a volume constante (otto)
3.3. Ciclo teórico a pressão constante (diesel)
3.4. Ciclo teórico a pressão limitada (misto ou dual)
3.5. Ciclo teórico a volume constante sobre-expandido (miller)
3.6. Ciclo teórico a volume constante e expansão total (atkinson)
3.7. Comparação entre os ciclos em carga parcial
3.8. Ciclos com sobrealimentação
3.9. Modelação do ciclo real
3.10. Ciclo de carnot
3.11. Ciclo de turbinas de gás (joule-brayton)

Capítulo 4. Parâmetros de funcionamento
4.1. Parâmetros básicos dos motores
4.2. Outros parâmetros
4.3. Ciclo indicado
4.4. Curvas características do motor
4.5. O motor a 2 tempos
4.6. Motores de competição

Capítulo 5. Descrição dos motores
5.1. Motores de combustão interna alternativos
5.2. Motores de ignição comandada
5.3. Motores de ignição por compressão
5.4. Motores a 2 tempos
5.5. Sobrealimentação
5.6. Sensores usados nos motores
5.7. Utilização dos motores
5.8. Turbinas e foguetes

Capítulo 6. Termodinâmica da combustão
6.1. Ar e combustíveis
6.2. Reação entre o combustível e o ar
6.3. Cálculos em combustão

Capítulo 7. Combustíveis e lubrificantes
7.1. Estrutura dos combustíveis
7.2. Propriedades dos combustíveis
7.3. Gasolina
7.4. Gasóleo
7.5. Outros combustíveis
7.6. Óleos lubrificantes
7.7. Produção de biocombustíveis

Capítulo 8. Combustão nos motores
8.1. Combustão nos motores de ignição comandada (ic)
8.2. Parâmetros da combustão nos motores de ic
8.3. Câmaras de combustão dos motores de ic
8.4. Combustão anormal
8.5. Combustão nos motores de ignição por compressão (ipc)
8.6. Parâmetros da combustão nos motores de ipc
8.7. Variabilidade da combustão
8.8 Motores com diferentes processos de combustão

Capítulo 9. Produção e eliminação de poluentes
9.1. Introdução
9.2. Legislação europeia
9.3. Poluentes
9.4. Mecanismo de formação de poluentes
9.5. Soluções para o problema
9.6. Motores a 2 tempos
9.7. “On-board diagnostics” – obd
9.8. Síntese

Capítulo 10. Características de funcionamento e cálculo
10.1. Rendimentos
10.2. Balanço de energia do motor
10.3. Cálculo da energia descarregada nos gases de escape
10.4. Cálculo da riqueza da mistura
10.5. Controlo do motor

Capítulo 11. Teste de motores
11.1. Introdução
11.2. Tipos de dinamómetros
11.3. O laboratório de teste
11.4. Carga térmica retirada na ventilação
11.5. Fornecimento de combustível, óleo, água, ar e retiragem
De gases queimados e suas medições

Bibliografia
Índice Remissivo

Sobre o Autor

Jorge Martins obteve o seu doutoramento em Motores de Combustão Interna na Universidade de Birmingham, Inglaterra, trabalhou no desenvolvimento de motores no “National Engineering Laboratory” em East Kilbride, Escócia e atualmente é professor associado do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Minho, onde é responsável pelo Laboratório de Motores Térmicos e Termodinâmica Aplicada (LaMoTA). Nesta universidade leciona as disciplinas de Máquinas Térmicas e de Termodinâmica do curso de Mestrado em Engenharia Mecânica. Tem trabalhado como professor convidado em várias universidades nacionais e estrangeiras, nomeadamente noBrasil. Vem desempenhando funções de perito técnico de engenharia automóvel(incluindo avaliações de motores) para diversos tribunais desde 2001, tendoatuado em mais de duas centena de processos. Nas décadas de 80 e 90 trabalhou como consultor em projetos de investigação na área de motores para empresas da indústria automóvel britânica, tal como a Jaguar, Rolls-Royce, Rover e Ford, além da Lucas. Desde 1999, além da sua função de docente e investigador na universidade, tem sido avaliador de projetos europeus para a Comissão Europeia na área dos transportes, da energia e dos motores de combustão interna. Liderou um projeto MIT-Portugal no desenvolvimento de sistemas de veículos elétricos, incluindo “range extenders”, além de ter liderado e participado noutros projetos ligados ao desenvolvimento de motores. Tem publicados mais de uma centena de artigos científicos em revistas e congressos internacionais e é autor de três patentes ligadas a motores. O autor foi colaborador técnico do jornal “Volante” de 1989 a 1992, tendo escrito cerca de uma centena de artigos técnicos, testes e artigos de opinião, entre outros. Tem um outro livro também editado pela Publindústria: “Carros Elétricos”

Seja nosso autor

Preencha o formulário seguinte e submeta-nos o seu projeto editorial, para que possamos entrar em contacto e considerar a sua proposta da melhor forma possível.

    Nome(s) do(s) Autor(es)*

    Telefone:

    Email:

    Localidade:

    Título Provisório:

    Subtítulo Provisório:

    Área Temática:

    Breve apresentação e outros comentários:

    Se possível, envie excertos significativos da obra ou outros documentos em anexo:

    Sobre Nós

    Quem Somos

    Identidade Gráfica

    Catálogo (PDF)

    Envio de Propostas

    FAQs

    Sobre o Site

    Termos e Condições

    Política Privacidade

    Livro de Reclamações

    Mapa do Site

    Login

    Ligações

    Contacto

    Praça da Corujeira, 30
    4300-144 Porto, Portugal
    geral@quanticaeditora.pt
    (+351) 220 939 053
    Decreto-Lei nº 59/2021: custo de chamada para a rede fixa / móvel nacional de acordo com o seu tarifário em vigor.

    Siga-nos

    Engebook - conteúdos de engenharia

    @2025 - Quântica Editora. Todos os direitos reservados.

    Website desenvolvido por Renato Sousa

     

    TOP