Motores de Combustão Interna
5ª Edição
ISBN: 9789897231902 Autor(es): Jorge José Gomes Martins; Chancela: Engebook Nº Páginas: 528 Idioma: Português Data da Edição: 2016 Edição Atual: 5ª PVP Livro: ESGOTADO |
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Etiquetas: Engenharia; Mecânica Auto; Mecânica Auto; |
Sinopse
A obra “Motores de Combustão Interna” tem-se revelado, ao longos dos anos, um livro de referência para mecânicos, engenheiros ou aficionados por automóveis e a presente edição apresenta melhorias relativamente às anteriores. Dado que a grande maioria dos motores atuais usa o turbo-compressor, decidiu-se que seria importante dedicar mais espaço a este importante dispositivo, tal como à injeção direta a gasolina, pela mesma razão. Foram feitas também atualizações de dados e características por toda a obra, nomeadamente aos motores de competição que recentemente tiveram melhorias impressionantes, nomeadamente os de F1 ao nível do seu rendimento, sendo agora dos motores mais eficientes que alguma vez existiram, mas também se explicacomo os motores mais potentes (dos dragsters) conseguem chegar a essas potências inacreditáveis. A parte relativa à emissão de poluentes foi também atualizada, como foi a descrição relativa aos testes de emissões, nomeadamente os relativos a testes em comportamento real de estrada. Novos tipos ignição estão a ser desenvolvidos, com promessas de enormes melhorias em termos de eficiência. Espera-se que a introdução destes novos temas e o melhoramento dos restantes adaptem da melhor forma este livro aos interesses dos leitores.
Índice
Índice
Prefácio
Agradecimentos
Prefácio à 4a edição
Índice Glossário de símbolos e termos
Capítulo 1. Motores – classificação e princípios de funcionamento
1.1. Introdução 1.2. Noção de máquina térmica
1.3. Princípio de funcionamento de um motor
1.4. Motor de ignição comandada
1.5. Motor de ignição por compressão (diesel)
1.6. Diagrama de distribuição
1.7. Motor a 2 tempos
1.8. Motor rotativo wankel
Capítulo 2. História das máquinas térmicas
2.1. Primórdios
2.2. Evolução do motor clássico
Capítulo 3. Análise teórica de ciclos
3.1. Rendimento dos ciclos teóricos
3.2. Ciclo teórico a volume constante (otto)
3.3. Ciclo teórico a pressão constante (diesel)
3.4. Ciclo teórico a pressão limitada (misto ou dual)
3.5. Ciclo teórico a volume constante sobre-expandido (miller)
3.6. Ciclo teórico a volume constante e expansão total (atkinson)
3.7. Comparação entre os ciclos em carga parcial
3.8. Ciclos com sobrealimentação
3.9. Modelação do ciclo real
3.10. Ciclo de carnot
3.11. Ciclo de turbinas de gás (joule-brayton)
Capítulo 4. Parâmetros de funcionamento
4.1. Parâmetros básicos dos motores
4.2. Outros parâmetros
4.3. Ciclo indicado
4.4. Curvas características do motor
4.5. O motor a 2 tempos
4.6. Motores de competição
Capítulo 5. Descrição dos motores
5.1. Motores de combustão interna alternativos
5.2. Motores de ignição comandada
5.3. Motores de ignição por compressão
5.4. Motores a 2 tempos
5.5. Sobrealimentação
5.6. Sensores usados nos motores
5.7. Utilização dos motores
5.8. Turbinas e foguetes
Capítulo 6. Termodinâmica da combustão
6.1. Ar e combustíveis
6.2. Reação entre o combustível e o ar
6.3. Cálculos em combustão
Capítulo 7. Combustíveis e lubrificantes
7.1. Estrutura dos combustíveis
7.2. Propriedades dos combustíveis
7.3. Gasolina
7.4. Gasóleo
7.5. Outros combustíveis
7.6. Óleos lubrificantes
7.7. Produção de biocombustíveis
Capítulo 8. Combustão nos motores
8.1. Combustão nos motores de ignição comandada (ic)
8.2. Parâmetros da combustão nos motores de ic
8.3. Câmaras de combustão dos motores de ic
8.4. Combustão anormal
8.5. Combustão nos motores de ignição por compressão (ipc)
8.6. Parâmetros da combustão nos motores de ipc
8.7. Variabilidade da combustão
8.8 Motores com diferentes processos de combustão
Capítulo 9. Produção e eliminação de poluentes
9.1. Introdução
9.2. Legislação europeia
9.3. Poluentes
9.4. Mecanismo de formação de poluentes
9.5. Soluções para o problema
9.6. Motores a 2 tempos
9.7. “On-board diagnostics” – obd
9.8. Síntese
Capítulo 10. Características de funcionamento e cálculo
10.1. Rendimentos
10.2. Balanço de energia do motor
10.3. Cálculo da energia descarregada nos gases de escape
10.4. Cálculo da riqueza da mistura
10.5. Controlo do motor
Capítulo 11. Teste de motores
11.1. Introdução
11.2. Tipos de dinamómetros
11.3. O laboratório de teste
11.4. Carga térmica retirada na ventilação
11.5. Fornecimento de combustível, óleo, água, ar e retiragem
De gases queimados e suas medições
Bibliografia
Índice Remissivo
Sobre o Autor
Jorge Martins obteve o seu doutoramento em Motores de Combustão Interna na Universidade de Birmingham, Inglaterra, trabalhou no desenvolvimento de motores no “National Engineering Laboratory” em East Kilbride, Escócia e atualmente é professor associado do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Minho, onde é responsável pelo Laboratório de Motores Térmicos e Termodinâmica Aplicada (LaMoTA). Nesta universidade leciona as disciplinas de Máquinas Térmicas e de Termodinâmica do curso de Mestrado em Engenharia Mecânica. Tem trabalhado como professor convidado em várias universidades nacionais e estrangeiras, nomeadamente noBrasil. Vem desempenhando funções de perito técnico de engenharia automóvel(incluindo avaliações de motores) para diversos tribunais desde 2001, tendoatuado em mais de duas centena de processos. Nas décadas de 80 e 90 trabalhou como consultor em projetos de investigação na área de motores para empresas da indústria automóvel britânica, tal como a Jaguar, Rolls-Royce, Rover e Ford, além da Lucas. Desde 1999, além da sua função de docente e investigador na universidade, tem sido avaliador de projetos europeus para a Comissão Europeia na área dos transportes, da energia e dos motores de combustão interna. Liderou um projeto MIT-Portugal no desenvolvimento de sistemas de veículos elétricos, incluindo “range extenders”, além de ter liderado e participado noutros projetos ligados ao desenvolvimento de motores. Tem publicados mais de uma centena de artigos científicos em revistas e congressos internacionais e é autor de três patentes ligadas a motores. O autor foi colaborador técnico do jornal “Volante” de 1989 a 1992, tendo escrito cerca de uma centena de artigos técnicos, testes e artigos de opinião, entre outros. Tem um outro livro também editado pela Publindústria: “Carros Elétricos”