Agricultura Tradicional Nordeste Transmontano
Animais, utensílios e construções
![]() |
ISBN: 9789899101128 Autor(es): Delfim Machado; Chancela: Agrobook Nº Páginas: 226 Idioma: Português Data da Edição: 2025 Edição Atual: 1.ª PVP Livro: 27,70 € PVP E-Book: 19,40 € Formato: 240 mm x 170 mm; brochado |
Etiquetas: Agro Alimentar; Agronomia; Outros; |
Sinopse
É do maior interesse científico preservar a cultura dos nossos antepassados, tanto mais que a crescente mecanização das atividades agrícolas, tendo em vista produzir mais ao menor custo possível, tem levado à extinção das técnicas e dos instrumentos outrora usados em larga escala. Há pois que estudar, com urgência, o pouco que ainda nos resta no riquíssimo filão etnográfico da agricultura transmontana.
Pretende-se assim, com este livro, fazer um levantamento dos principais utensílios e construções usados tradicionalmente na agricultura transmontana. Para tal, foram tiradas mais de 250 fotografias, incluindo situações reais de trabalho, as quais surgem aqui catalogados e acompanhados por uma descrição das suas características mais importantes, como o(s) nome(s), o facto de ser ou não ainda usado, e a função.
Índice
DEDICATÓRIA
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
1. ANIMAIS
2. MOLIDAS E JUGOS
3. MEIOS DE TRANSPORTE E RESPETIVOS APETRECHOS
4. TRABALHO DA TERRA
5. REGA
6. TRATAMENTO DAS CULTURAS
7. CULTURA DOS CEREAIS E OUTROS
8. PRODUÇÃO DE VINHO, AGUARDENTE E AZEITE
9. ARMAZENAMENTO E CONSERVAÇÃO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS
10. BALANÇAS E MEDIDAS
11. PRODUÇÃO DO LINHO E DA LÃ
11.1. Linho
11.2. Lã
12. CASA DO AGRICULTOR
13. ATIVIDADES ACESSÓRIAS DO AGRICULTOR
13.1. Carpinteiro
13.2. Ferreiro
13.3. Ferrador
13.4. Latoeiro
13.5. Sapateiro
13.6. Moleiro
POSFÁCIO
NOTA DO EDITOR
BIBLIOGRAFIA
Sobre o Autor
Delfim Machado
Licenciado em Engenharia Florestal, formador e professor de Mecanização Agrícola. Titular de quinze cursos de formação profissional, na área da mecanização agrícola, homologados pelo Ministério da Agricultura. Vogal da Comissão Técnica n.º 2 “Máquinas Agrícolas”, do Instituto Português da Qualidade (IPQ), com a coordenação da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), desde junho de 2014.