Na sexta-feira passada, dia 18 de março, estivemos, com a livraria Booki, no Seminário do Morango no INIAV, em Oeiras.
Este seminário tinha como objetivo promover a discussão e análise do setor do morango de modo a contribuir para a sua revitalização de forma sustentada e inovadora, contando com a participaçao de diversos atores intervenientes da Fileira do Morango.
No final do dia, tivemos a oportunidade de apresentar a obra “Cultura do Morango – no solo e em substrato” da autoria de Maria da Graça Palha, investigadora no INIAV desde 1998.
Esta obra, editada pela chancela Agrobook e cujo projeto gráfico desenvolvido pela Delineatura, foi lançada em 2020, tendo a sua apresentação sido adiada devido à pandemia que se instalou por essa altura.
Sobre a obra
A cultura do morangueiro constitui uma importante cadeia produtiva do ponto de vista tecnológico, económico e social. Nas últimas décadas o setor sofreu uma enorme expansão e evolução resultante da diversificação varietal, do desenvolvimento de várias tecnologias de produção e da globalização do comércio internacional, proporcionando a disponibilidade do fruto no mercado o ano inteiro. Esta obra é o culminar de duas décadas de estudos de I&DT dedicados a este pequeno fruto, onde estão reunidas uma série de
informações teóricas e práticas sobre a cultura em duas vertentes: no solo e em substrato. Descrevem-se a biologia e o ciclo fisiológico da planta, a importância económica da cultura e seus aspetos culturais, com destaque para o material de plantação, fertilização e proteção fitossanitária. Abordam-se as diferentes tecnologias de produção, no solo e em substrato, praticadas
em Portugal e que permitem a produção do fruto durante todo o ano e a qualidade do fruto e efeitos na saúde.
Sendo de larga abrangência, este livro destina-se a profissionais, como investigadores, professores, técnicos, produtores, estudantes e todos os interessados na cultura do morango.
Sobre a autora
Maria da Graça Palha é investigadora do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, desde 1998. Licenciada em Agronomia e Doutorada em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade de Lisboa, tem desenvolvido grande parte da sua atividade científica nas áreas de horticultura herbácea e de pequenos frutos com ênfase na ecofisiologia das culturas e tecnologias de produção sustentáveis, liderando e participando em diversos projetos nacionais e internacionais. É autora e co-autora de vários artigos científicos e técnicos, tendo sido coordenadora do livro Manual do Morangueiro, editado no âmbito de PO AGRO DE&D, editora e co-editora das Actas Portuguesas de Horticultura referentes aos Colóquios Nacionais da Produção de Pequenos Frutos e coautora do livro Mãos à Horta. Foi Vice-Presidente para a Horticultura Herbácea da Associação Portuguesa de Horticultura (APH) e é membro da Ordem dos Engenheiros.
Descubra mais sobre obra aqui.
Para adquiri-la visite a página deste livro do website da livraria Booki.